Os campos de experiência da Educação Infantil

A BNCC proporcionou releituras sobre as abordagens educacionais utilizadas com nossos alunos. Ter um currículo que identifica os saberes essenciais a serem desenvolvidos durante a Educação Básica auxilia o professor na construção do plano de aprendizagem de seus alunos.

Especificamente à Educação Infantil, a BNCC traz como novidade os Campos de Aprendizagem. Os 5 campos - O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações - propõem o desenvolvimento integral de uma criança através dos Objetivos de Aprendizagem para cada faixa etária. É necessário então conhecer os princípios desse documento curricular para qualificar nossa prática docente neste e nos próximos anos.

Neste curso, Geraldo Peçanha de Almeida discute temas fundamentais ao desenvolvimento educacional infantil, abordando temas que vão desde as estruturas que fundamentam a BNCC da educação infantil, aos 5 campos de experiência trazidos por ela.

On-line autoformativo.

Oferecer aos professores regentes do segmento da Educação Infantil materiais formativos que os oriente à construção de um conhecimento sobre a BNCC do segmento e dos Campos de Experiência. 

Professores regentes da educação infantil; coordenadores de segmento; diretores; pais e responsáveis. 

A partir de sua ampla formação acadêmica, o autor discorre sobre questões organizacionais deste essencial segmento da educação básica brasileira, aproximando aos processos particulares do desenvolvimento infantil. O autor também apresentará como cada Campo de Experiência se adequa ao momento de desenvolvimento da infância, e como o professor poderá explorá-los da melhor forma possível. 

Ao final deste curso você será capaz de:

  • Compreender o processo histórico de implantação da BNCC;
  • Identificar as referências pedagógicas para a construção da BNCC;
  • Diferenciar os Campos de Experiência entre si e suas aplicações;
  • Dialogar sobre atividades possíveis a ser utilizadas no segmento de Ensino Infantil.

Este curso oferece certificado de conclusão de 5 horas.

  • As bases legais e a fundamentação teórica da BNCC30 minutos
  • A concepção de criança e de infância na BNCC30 minutos
  • Os direitos de aprendizagem da educação infantil30 minutos
  • O primeiro campo de experiência: o eu, o outro e o nós30 minutos
  • O segundo campo de experiência: corpos, gestos e movimentos30 minutos
  • O terceiro campo de experiência: traços, sons, cores e formas30 minutos
  • O quarto campo de experiência: escuta, fala, pensamento e imaginação30 minutos
  • O quinto campo de experiência: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações30 minutos
  • Avaliação final de aprendizagem 1 hora
  • Pesquisa de satisfação com o curso

Tri.P EAD

INSCREVA-SE
Depoimentos
Aluno 3

Educação Inclusiva

Aluno

Matemática na BNCC

Aluno 1

Linguagens na BNCC